Sem corte e menos tempo de internação.

A Sutura Endoscópica (Overstitch®) é uma nova técnica chegada ao Brasil, que consiste na sutura completa (serosa-serosa) da parede gástrica através da endoscopia, sem cortes, permitindo a realização da gastroplastia endoscópica. Esta técnica permite ao paciente menos tempo de internação (apenas um dia-day hospital), recuperação mais rápida e menor índice de complicações, com perda de peso satisfatória.

DETALHES TÉCNICOS:

O equipamento é composto por uma agulha e fios de sutura conectados ao aparelho de endoscopia e controlado pelo médico endoscopista que promove uma redução do espaço interno do estômago. Isto provoca uma restrição da entrada de comida, um esvaziamento mais lento do que entra no estômago, promovendo uma sensação de saciedade mais prolongada. Tudo isso mantendo o órgão preservado com toda a sua irrigação vascular, inervação e produção hormonal normais.

INDICAÇÕES:

A sutura endoscópica para perda de peso está indicada para pacientes obesos com IMC entre 30 a 40, que já tentaram tratamento clínico habitual (dieta, medicações e atividade física) ou endoscópico com balão intragástrico, porém sem sucesso. Essa técnica não concorre com a cirurgia bariátrica convencional, dessa forma, pacientes com IMC acima de 40 devem ser submetidos a gastroplastia redutora cirúrgica, uma vez que esta apresenta um resultado mais satisfatório para esse grupo de pacientes.

PREPARO:

Para a realização do procedimento o paciente precisa fazer uma dieta leve líquida na véspera do procedimento e ir em jejum de 12h.

ORIENTAÇÕES:

Para a realização do procedimento o paciente precisa fazer uma dieta leve líquida na véspera do procedimento e ir em jejum de 12h.O paciente deverá comparecer ao procedimento 30 minutos antes do horário agendado; obrigatoriamente com um acompanhante maior de idade e em boas condições físicas e mentais; não poderá pilotar moto, dirigir, operar máquinas nas 24h após o exame. É contraindicado em mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez. É indicado em casos de pacientes que foram submetidos a tratamento cirúrgico anteriormente e evoluiram com reganho do peso, tanto gastrectomia vertical (sleeve) quanto Gastroplastia redutora em Bypass.